O sistema de freio deve sempre apresentar um perfeito estado de funcionamento e trabalhar em harmonia com a suspensão do veículo, sua revisão visa identificar o estado das peças do sistema de frenagem, como as pastilhas, discos, sistema hidráulico, sistema eletrônico (se for o caso) e higienização do sistema. Normalmente, a revisão de freio é realizada a partir de uma quilometragem específica percorrida pelo veículo, ou antes, de uma viagem mais longa com o carro, garantindo assim, seu pleno funcionamento. É importante que a revisão de freio seja realizada por uma empresa de sua confiança e preferencialmente uma semana antes da viagem, possibilitando ajustes quando necessário.

O sistema de suspensão é composto por amortecedores e molas, sendo responsável pela estabilidade do veículo e por aumentar o atrito entre os pneus e o solo. É esse sistema que garante a segurança e conforto dos ocupantes do carro. O prazo das manutenções também deve ser respeitado. Revisar todo o sistema é muito importante para manter a correta estabilidade do veículo e evitar diversos problemas como: ruídos, direção “puxando” para um lado, vibrações no volante e vazamento de óleo do amortecedor. O ideal é verificar o conjunto a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros, assim como alinhar a direção e balancear as rodas.

Alguns motoristas ignoram os sinais e preferem continuar a trafegar com o carro avariado. Isso pode ser perigoso, pois aumenta a distância de arraste do veículo após uma freada. Posteriormente, isso pode implicar na troca de todos os itens da suspensão, por isso, quanto antes procurar uma oficina mecânica especializada, melhor.
 

Demais serviços