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O lubrificante é um item de substituição obrigatória. Isso significa que, após determinado tempo ou se o veículo rodar uma quilometragem específica, a troca de óleo é necessária para que esse lubrificante continue atuando adequadamente sobre as partes móveis do motor, freio e cambio.
No motor os intervalos de troca variam de 5 mil a 20 mil quilômetros ou de 6 a 12 meses.
O lubrificante do freio lubrifica e previne a corrosão das peças de todo o sistema e absorve a umidade do ambiente, prevenindo falhas na frenagem e a formação de bolhas, pontos que comprometem o desempenho e a eficiência dos freios.
Os carros com câmbio manual também trazem óleo dentro da transmissão. Mas trata-se de um lubrificante de longa duração, que só é substituído em caso de manutenção. Mas o mesmo não acontece com as caixas automáticas.
No câmbio automático convencional ou do tipo CVT, dependendo do fabricante do veículo, pode ser recomendada a troca do lubrificante. Para saber qual a maneira recomendada para o seu veículo, consulte o manual do proprietário.
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